terça-feira, março 17, 2009

VISITANTES INDESEJÁVEIS



O que mais me agrada na blogosfera é o contato com as pessoas. Se na blogosfera não pudesse existir a presença de visitantes, não haveria razão para se criar um blogue. Nos seus pouco mais de 4 anos de vida, o Luzes da Cidade abrigou visitantes que o enriqueceram com a sua inteligência, o talento, além da qualidade humana. Não foram em grande quantidade e houve os que deixaram de vir aqui, mas, se não com todos, entre mim e alguns estabeleceu-se um contato mais estreito que resultou numa amizade saudável, que seria melhor se não se cingisse apenas ao plano virtual. Mas a distância torna muito pouco provável que um dia venha a conhecer um ou outro desses amigos/amigas brasileiros e impossível os que residem em outro país. Uma pena.
Pois bem. A blogosfera proporciona-nos conhecer pessoas dessa qualidade, que nos faz tão bem. Infelizmente, por outro lado, temos que nos deparar com uma certa espécie de pessoas que se servem do nosso espaço para fins variados e, por vezes, desagradáveis.
Há poucos dias entrou no meu blogue um sujeito me oferecendo seus serviços de pintor de camisetas. O que mais me aborrece é que gente assim se dirige a mim sem um mínimo de boa educação, de gentileza. Eles não tocam, nem de passagem, no texto da postagem e vão logo dizendo a que vieram. Um outro apareceu com uma espécie de manifesto, mal escrito, mal articulado, pregando, imaginem só, o separatismo numa parte da Europa que não identifiquei bem, tão carente de boa escrita o sujeito é. Já houve quem se servisse do Luzes para divulgar um poema seu, por sinal, de má feitura.
Mas esses, no entanto, apenas causam algum aborrecimento, não ofendem, não agridem o blogueiro. Condenável sob todas as formas é a atitude daqueles que entram no blogue de uma mulher para exercitar os dotes de um Don Juan de quinta categoria. Uma amiga, cujo nome não vou revelar por não ter lhe pedido permissão, sofreu durante um certo tempo o assédio de um desses caras, para os quais, parece, a Internet só serve para eles conquistarem mulheres (e em alguns casos são bem sucedidos), muitas delas casadas, como é o caso da minha amiga. Ele mora na mesma cidade dela, isso ficou evidente logo nos seus primeiros comentários, ou melhor, nos primeiros galanteios. Ele falava que a vira em certo recanto da cidade, descrevia a roupa que ela estava usando, o penteado, e, invariavelmente, louvava-lhe a aparência e algum atributo físico. Por algum tempo, o sujeito infernizou a vida da minha amiga e, por tabela, a do seu marido. Chegou um dia em que ela não aguentou mais. Conhecedora dos caminhos de pedra da Internet e recorrendo à ajuda de alunos seus, ela caiu em campo para descobrir a identidade do galanteador e não é que o conseguiu? O marido, então, foi tomar satisfações com o indesejável visitante e este, afinal, deixou de perseguir a esposa.
Mas terá ele encerrado a "carreira" de conquistador de mulheres na blogosfera? E, no momento, não estará importunando outra mulher honesta, boa mãe e boa esposa?

3 comentários:

Mariazita disse...

Querido Francisco
O tema que aborda neste seu post é muito interessante e pertinente.
De facto a blogosfera tem essa grande virtude; permite-nos contactar com pessoas, as mais variadas, e por vezes estabelecer amizades verdadeiras e duradouras.

Tenho algumas amigas e amigos brasileiros de há alguns anos, que conheço apenas virtualmente, e cuja amizade preso muito.
E a quem disser que a amizade virtual pode ser enganosa, eu pergunto: e a amizade real não pode?
Os “amigos” reais podem fingir, enganar, e até causar prejuízo, tanto ou mais que os virtuais.

Dentre as minhas amigas brasileiras tenho três cujos maridos faleceram já depois de nos conhecermos. Tenho a certeza que lhes soube muito bem todo o carinho e apoio que lhes prestei nesses momentos dolorosos.

É certo que por vezes também surgem dissabores...mas, como cá se costuma dizer: quem anda à chuva, molha-se!

No meu blog apareceram duas ou três vezes uns visitantes esquisitos. Uma vez era uma irmã duma religião qualquer, outra vez era um blog pornográfico, e um outro nem me lembro bem.
A minha atitude é ignorar.
Claro que se começasse a ser frequente teria que activar a moderação de comentários, de que não gosto nada. Mas por enquanto ainda não se justificou.

Alonguei-me demais, como é habitual…Perdão, perdão, perdão!!!

Beijinho carinhoso
Mariazita

PS – Sabe que tenho um post desde domingo esperando por si???
Menino feio!...

Mariazita disse...

Querido amigo Francisco
Hoje venho apenas agradecer a sua visita à minha "Casa", e suas palavras gentis.
A maior dificuldade (o que deu mais trabalho...) foi encontrar a música que eu queria postar, e depois fazer a tradução adequada. Já está.
No próximo domingo haverá Anita, espero...

Beijinho com muito carinho
Mariazita

Mariazita disse...

Querido amigo
São aqui 10 horas, passei para ver o novo post (é terça-feira...), mas ainda não há nada de novo.
Se puder volto mais tarde. Se não, ficará para amanhã.

Beijinho carinhoso
Mariazita