terça-feira, janeiro 20, 2009

PENA LITERÁRIA


Foto de Fernando Pessoa
in www.revista.agulha.nom.br/



Já perto do final do ano passado o juiz Mário Azevedo Jambo, da 2a. Vara Federal do Estado do Rio Grande do Norte, cominou duas penas alternativas à portuguesa Íris (o sobrenome não foi divulgado pelos jornais), acusada por tráfico de drogas. A primeira obriga a ré a prestar serviços a uma entidade pública especializada no tratamento e recuperação de dependentes de drogas em um período de 4 anos, por uma hora a cada dia. A segunda pena chamou a atenção da opinião pública pelo inusitado do seu teor. (Aliás, a natureza da pena já fora aplicada pelo mesmo juiz, em abril de 2008, a três jovens que, através da Internet, roubavam senhas de correntistas de bancos e clonavam cartões de créditos, e obtivera uma repercussão ainda maior por ser a primeira vez que isso ocorria, pelo menos, no Brasil.) No caso da mulher, talvez por ser de Portugal, ela foi condenada a ler vários poemas do seu compatriota Fernando Pessoa e proceder a uma análise deles. Transcrevo, a seguir, o que li num jornal de Natal: (a acusada fica obrigada) "a comparecer e permanecer diariamente nos dias úteis, entre 14 e 17 horas, na biblioteca da Justiça Federal do Rio Grande do Norte para realizar trabalho de próprio punho sobre o poeta português Fernando Pessoa, especificamente sobre as obras 'O Guardador de Rebanhos', 'Poema em Linha Recta', 'A Liberdade, Sim, a Liberdade', 'Saí do Comboio', 'Depus a Máscara e Vi-me ao Espelho' e 'Eu, Eu Mesmo', apresentando, do próprio punho, impressões e sentimentos pessoais que forem aflorando da leitura dos livros".
Ah, ja ia me esquecendo. Os textos impostos aos "hackers" foram "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, e "A Hora e a Vez de Augusto Matraga", conto de Guimarães Rosa, do seu livro "Sagarana."
Boa, Meritíssimo!

7 comentários:

Mariazita disse...

Querido amigo Francisco
Estranha sentença, a desse juiz!
Por mim não a consideraria um castigo, mas sim um prémio.
Contudo, a ideia do juiz, ao aplicar a coima de ler e escrever sobre Fernando Pessoa (ou qualquer outro poeta ou escritor), parece-me bastante meritória, na medida em que eu penso que "premiar pode ser muito mais eficaz do que castigar" (dependendo das circunstâncias, é claro...).

Acerca do comentário que vc fez ao meu post "Anita" lamento que não tenha podido emitir opinião, porque a SUA opinião era para mim muito importante, exactamente sobre os capítulos da Anita.

Quer que lhos mande impressos, para ler ao serão? -:)))

Até breve, uma boa semana.

Beijo carinhoso
Mariazita

Claudinha ੴ disse...

Olá Sobreira! Bem, se fosse eu, não seria castigo algum, mas creio que para este povo tenha sido bem ruim... Rsrsrs. Eu ainda sou da opinião que deveriam cuidar de doentes, lavar banheiros e sanatórios. Acho mais perto do humano! Beijos!

Mariazita disse...

Olá, desde há pouco, Francisco.

A sugestão que fiz foi meio a brincar...nunca pensei que fosse aceitar.
Dá a ideia que eu estava querendo impôr-lhe leitura forçada {estava a fazer o mesmo que o juiz -:)}

Acontece que eu agora não estou em minha casa (vivo em Lisboa); vim passar uns dias ao Norte, e estou em casa de minha prima, que tem PC mas não tem impressora.

Mas...se de facto tem interesse em ler, posso mandar-lhe os capítulos em falta por email. Só preciso que me diga qual é.
De acordo?

Noite feliz, beijo carinhoso.
Mariazita

pvnam disse...

«........mini-spam........»

Separatismo na Europa


---> Existem Predadores Insaciáveis [Africanos, Mestiços, Árabes, Asiáticos,......] que estão numa corrida demográfica pelo controlo de novos territórios...
---> Só há uma maneira de combater o etnocídio europeu que se avizinha: antes que seja tarde demais, contra a (cada vez mais poderosa) Inquisição Mestiça, há que mobilizar, para o SEPARATISMO, aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para abraçar um projecto de Luta pela Sobrevivência...



ANEXO 1:
Não sejam uns IMBECIS! Abram os olhos: não há tempo a perder com os Imbecis Militantes (vulgo nacionalistas) que não querem admitir aquilo que toda a gente sabe: a MAIORIA dos europeus são 'dignos herdeiros' da sociedades europeias exploradoras de escravos do passado: adoram mão-de-obra servil ao 'preço da chuva', e outras negociatas de lucro fácil....


ANEXO 2:
TODOS DIFERENTES!!! TODOS IGUAIS!!!
--- Isto é, TODOS os Povos Nativos do Planeta Terra:
-> INCLUSIVE os de 'baixo rendimento demográfico' (reprodutivo)!...
-> INCLUSIVE os economicamente pouco rentáveis!...
devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no Planeta!!!

Anônimo disse...

Sob a capa do anonimato...uma informação:
maria.caiano@gmail.com
Penso que vc vai entender...
Depois explicarei o porquê de uma relativa urgência no visionamento dos capítulos.
É que a "Casa" pode fechar dentro de...3 semanas +/-

Bjs

DILERMArtins disse...

OI.
Tem um meme pra você lá no Arteiro.

DILERMArtins disse...

Oi.
Na madrugada passei apenas pra deixar o recado do meme.
Agora com mais tempo, pude ler sua postagem...
Concordo com o comentarista luzitano acima, ler Pessoal é premio, a não ser, talves, pela sutileza da sentença que parece dizer: "Se tivesse lido Pessoa antes, não seria traficante agora."
Um grande abraço.