quarta-feira, dezembro 28, 2005

OS MELHORES FILMES VISTOS EM 2005

Hoje eu quis voltar aos meus tempos de cineclubismo, quando, junto com alguns companheiros do Cineclube Tirol, publicava, na imprensa local, a lista dos melhores filmes exibidos durante o ano. A minha lista deste ano atinge o número de 14 filmes. É bem provável que possa ter esquecido um ou outro , pois, ao contrário de Bené e Moacy, não costumo anotar os filmes que vejo. (Acho que, a partir do próximo ano, vou adotar esse procedimento. Não posso mais confiar tanto na memória, que já vai dando sinais de cansaço.) Preciso fazer um esclarecimento a respeito da inclusão de Brinquedo Proibido. Foi com a idade de 12/13 anos que o vi, numa cidade do interior da Paraíba. Na época (será preciso dizê-lo?) não tinha a mínima visão crítica e estética do cinema, além de não me lembrar, ao longo dos anos , de absolutamente nada dele. Assim, ao assisti-lo em DVD, em agosto deste ano, foi como se o visse pela primeira vez. Isso posto, vamos à relação.
1 . A Queda - As Últimas Horas de Hitler (Oliver Hirscbiegel, 2004)
2 . Um Filme Falado (Manoel de Oliveira, 2003)
3 . A Eternidade e Um Dia (Théo Angelopoulos, 1998)
4 . O Silêncio (Bergman, 1963)
5 . L' Age d' Or (Buñuel, 1930)
6 . Sherlock Jr. (Buster Keaton, 1924)
7 . Entr' acte (Clair, 1924)
8 . Nuit e Brouillard (Resnais, 1955)
9 . Rififi (Jules Dassin, 1954)
10, Brinquedo Proibido (René Clément, 1952)
11. O Segredo de Vera Drake (Leigh, 2004)
12. Elefante (Gus Van Saint, 2003)
13. Batman Begins (Christopher Nolan, 2005)
14. O Abraço Partido (Daniel Burman, 2003)

Nenhum comentário: