domingo, abril 15, 2007

OUTRA CRÔNICA DE PEDRO RODRIGUES SALGUEIRO

Publico hoje a terceira das 3 crônicas que me enviou o contista cearense Pedro Rodrigues Salgueiro, conforme prometi ao divulgar aqui as duas primeiras. Ei-la.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
CARNAVALHA (1) OU A COITADA DA CACHORRA
Nossa loirinha desmiolada pelo sol está povoada de megalômanos. Facilmente se encontra um deles por aí, de peito estufado, o nariz em riste, nos quinhentos lançamentos de livros semanais, ras rodinhas de apostadores da Praça do Ferreira , e até ao pé do alambrado do simpaticíssimo PV. Eles sempre têm uma pérola pronta para qualquer situação. "Você viu? Fortaleza já é a quinta capital do País, acabou de ultrapassar Belo Horizonte!" , mas esquece de informar qual a vantagem de tal afirmativa, ou então se sai com essa: "Isso é que é o torcedor cearense, onde é que no Rio, ou em São Paulo, se enche um estádio assim em pleno meio de semana", no que eu acrescento, tentando ser irônico "Nem no exterior", e me divirto com a cara de satisfação do ufanista. Mas falando em alta estima, ainda estamos longe de paulistas, cariocas, pernambucanos ou gaúchos, enquanto eles já querem ser os melhores do mundo, nós nos contentamos em tentar ser apenas os melhores do Brasil.
Mesmo estando acostumado com o a elevadíssima estima alencarina, fiquei deveras preocupado ao ouvir de um empresário (como todos sabem, o empresário é aquele sujeito que está sempre preocupado com a quantidade de empregos, com o aumento do número de turistas, com a imagem da cidade, etc) a genial afirmativa: "Fortaleza já merece um carnaval de respeito, à altura de sua importância". Tremi na base, me benzi e quase bato com o nó dos dedos em sua tremenda cara de pau. Meu Deus!, lembrei o reveillon recente macaqueando Copacabana, com queima grande de fogos e cantor de fora. Como em nossa terrinha bodegueiro (ou megabodegueiro) acerta mais que meteorologista e pai-de-santo, fiquei preocupadíssimo.
Aproveitemos, então, gente, o nosso pobre e atrasadinho carnaval, nosso "Periquito da madame", nosso "Quem é de bem fica", nosso "Concentra mas não sai", nosso "Vai dar o Carlito", nosso preguiçoso maracatu na Domingos Olímpio, pois eles estão com os dias contados, em breve teremos mil blocos de axé-music na Beira-Mar, infinitas escolas de samba na Virgílio Távora, e não escapará nenhum de nossos bêbados blocos de sujos, nem a coitada da "Cachorra magra" da Marechal Deodoro.
(1) Carnavalha: título roubado de um romance inédito de Nilto Maciel
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
"O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS"
No início deste mês saiu o resultado de uma consulta da Folha de S. Paulo a 200 intelectuais, políticos, artistas, empresários, publicitários, jornalistas, esportistas e militares, sobre quem seria o maior brasileiro de todos os tempos. O escolhido foi Getúlio Vargas. Pois é, Getúlio Vargas. O homem que , entre 1932 e 1945, comandou este país com mão-de-ferro, sobretudo a partir de 1937, com a implantação do Estado Novo, suprimindo as liberdades do cidadão, torturando e matando gente na prisão, tendo à frente da Polícia o germanófilo, cruel e sanguinário Filinto Muller. Mais abaixo vou publicar a lista dos 15 mais votados, entre um número de 70. Se há muitos nomes de vulto, embora em uma colocação bem aquém da sua importância para o Brasil, há a presença de Sílvio Santos, Mãe Menininha de Gantois (uma das 4 mulheres votadas, ao lado da Princesa Isabel, Anita Malfati e Adélia Prado), entre outras do mesmo nível, inclusive um tal de Francisco Marco Salzano, de quem nunca ouvi falar. (Será empresário?) Além de omissões absurdas. Gente como Graciliano Ramos, Villa-Lobos, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade, Noel Rosa, Chico, Caetano, Pixinguinha, Anísio Teixeira e tantos outros mais. Nenhum deles recebeu um mísero, solitário voto. Enquanto Vargas recebeu 15. Felizmente Machado de Assis ainda ficou em terceiro lugar. E bota felizmente nisso :não foi votado nenhum ditador do regime militar. Eis a lista dos 15 primeiros.
-
- Getúlio Vargas, 16 votos
- Juscelino Kubitscheck, 15 votos
- Machado de Assis, 13 votos
- O povo, 9 votos
- Rui Barbosa, 9 votos
- Tiradentes, 8 votos
- Santos Dumont, 8 votos
- José Bonifácio, 7 votos
- Tom Jobim, 7 votos
- D. Pedro Segundo, 7 votos
- Oscar Niemeyer, 7 votos
- Pelé, 6 votos
- Oswaldo Cruz,6 votos
- Carlos Chagas, 4 votos
- Paulo Freire, 3 votos.
EM TEMPO (1) - Nosso Guia, como Lula é chamado pelo jornalista Elio Gaspari, ficou em décimo sexto, recebendo 3 votinhos.
EM TEMPO (2) - Mês passado foi feita idêntica consulta em Portugal e sabem quem foi "O MAIOR PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS?" SALAZAR. Sim, ele mesmo.

Nenhum comentário: